Eficiência Energética
1. Evite ter as luzes ou equipamentos ligados quando não for necessário.
2. Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras e obtenha a mesma luz por menos 80% de energia.
3. Aproveite toda a energia natural que puder. Evite perdas de calor e infiltrações, através do isolamento eficaz de portas, janelas, paredes, tecto e pavimento, reduzindo a utilização de sistemas de climatização.
4. No Inverno, aproveite a radiação solar para aquecer a casa. No Verão, evite a entrada de raios solares directos.
5. Reduzir a intensidade do ar condicinado em um grau Celsius representa 10% de poupança energética.
6. Compre equipamentos que apresentem a melhor eficiência energética (classe A).
7. Não deixe os equipamentos em stand by: desligue-os no botão para não gastar energia desnecessariamente.
8. Evite abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e seja o mais rápido possível: não consuma electricidade que não precisa.
9. Utilize as máquinas de lavar roupa e loiça sempre com a carga completa: poupe água, energia e tempo.
10. Utilize, sempre que possível, programas de baixa temperatura nas máquinas de lavar roupa e loiça.
11. Dê preferência a recipientes de cerâmica ou vidro quando cozinhar no forno, porque permitem baixar a temperatura necessária ao cozinhado em cerca de 25ºC.
12. Utilize o microondas para aquecer e cozinhar pequenas quantidades de comida. Quanto maior for a quantidade de comida aquecida mais energia será gasta.
13. Opte por computadores portáteis porque são energeticamente mais eficientes podendo reduzir o consumo de energia até 90%.
14. Utilize pilhas recarregáveis, têm um período de vida mais longo.
15. Não mantenha o carregador na tomada depois do aparelho estar carregado.
Passeio na Costa Norte da Ilha Terceira (Sábado 24 de Novembro)
Este grupo percorreu e analisou atentamente, com os seus professores, 500 metros de uma das zonas mais particulares da nossa costa, o areal.
No sábado durante a tarde o Coastwatch “atacou” na costa Sul da Ilha com os escuteiros marítimos do agrupamento de São Mateus a percorrerem um bloco inteiro de 5 km entre a Silveira e a Ponta de S.Mateus. No mesmo instante na costa Norte, foram realizados 5 unidades do bloco entre o pico Matias Simão e o Biscoito Bravo, com a participação do coordenador do programa na Gê-Questa e três professoras do 1ºCiclo da escola Básica Integrada dos Biscoitos. A área percorrida apesar de difícil acesso permitiu ter uma maior compreensão da triste situação que ali existe, nomeadamente quanto à deposição de lixos e entulhos. As imagens falam por si.
As destemidas e corajosas professoras percorreram toda a costa numa extensão de mais de 2500m, e nem os numerosos montes de entulhos as impediram.
Um local com um interessante valor paisagístico que, infelizmente, alguém se lembra de abandonar lixo de grande dimensões.
E Assim Aconteceu... Dia Nacional do Mar
A Marinha em parceria com a Gê-Questa, proporcionou talvez o momento mais emocionante de todo o dia através de um passeio de barco entre o porto de S. Mateus e o Monte Brasil.
Para os mais grados, foi realizado a partir das 21h e 30 min, um ciclo de palestras que contou com a presença do Sr. Comandante João Gonçalves das Capitanias dos portos de Angra e Praia da Vitoria, o Biólogo Carlos Leal, a Eng. Fabíola Gil da Universidade dos Açores, Orlando Guerreiro da Gê-Questa e do Director da Ecoteca da Ilha Terceira o Eng. Helder Xavier.



