Passeio na Costa Norte da Ilha Terceira (Sábado 24 de Novembro)

A campanha Coastwatch já arrancou e os resultados até ao momento alcançados são bastante interessantes. O primeiro grupo a sair para a costa foi o Atelier da Ciência da Escola Vitorino Nemésio da Praia da Vitória na passada quarta-feira dia 21 do corrente mês, ao percorrer toda a extensão do areal da praia entre a marina e o primeiro esporão junto à Praça da Batalha.

Este grupo percorreu e analisou atentamente, com os seus professores, 500 metros de uma das zonas mais particulares da nossa costa, o areal.

No sábado durante a tarde o Coastwatch “atacou” na costa Sul da Ilha com os escuteiros marítimos do agrupamento de São Mateus a percorrerem um bloco inteiro de 5 km entre a Silveira e a Ponta de S.Mateus. No mesmo instante na costa Norte, foram realizados 5 unidades do bloco entre o pico Matias Simão e o Biscoito Bravo, com a participação do coordenador do programa na Gê-Questa e três professoras do 1ºCiclo da escola Básica Integrada dos Biscoitos. A área percorrida apesar de difícil acesso permitiu ter uma maior compreensão da triste situação que ali existe, nomeadamente quanto à deposição de lixos e entulhos. As imagens falam por si.


As destemidas e corajosas professoras percorreram toda a costa numa extensão de mais de 2500m, e nem os numerosos montes de entulhos as impediram.

Um local com um interessante valor paisagístico que, infelizmente, alguém se lembra de abandonar lixo de grande dimensões.


Dia Nacional do Mar

O que achou das actividades do dia do Mar realizadas pela Gê-Questa?
Excelentes, pois integraram diversas entidades e actividades para várias faixas etárias.
Boas, mas poderiam ter uma maior abrangência (mais escolas e mais actividades).
Razoáveis, as actividades não foram as mais adequadas.
Acho que a Gê-Questa não deveria comemorar este dia.
  

E Assim Aconteceu... Dia Nacional do Mar




No passado dia 16, a Gê-Questa proporcionou a mais de 60 crianças, do 1º e 2º ciclo, um dia emocionante cheio de aventuras e conhecimentos acerca do mar. Visitas aos aquários, museu da Gê-Questa e poças de maré, onde foi possível ter contacto com as espécies marinhas e artes de pesca; porto de pesca e lota de S. Mateus, onde os nossos amiguinhos do mar aprenderam através do contacto directo com o meio (pescadores, embarcações e peixes), como funciona o processo de descarga/recepção e venda do peixe.

A Marinha em parceria com a Gê-Questa, proporcionou talvez o momento mais emocionante de todo o dia através de um passeio de barco entre o porto de S. Mateus e o Monte Brasil.


Para os mais grados, foi realizado a partir das 21h e 30 min, um ciclo de palestras que contou com a presença do Sr. Comandante João Gonçalves das Capitanias dos portos de Angra e Praia da Vitoria, o Biólogo Carlos Leal, a Eng. Fabíola Gil da Universidade dos Açores, Orlando Guerreiro da Gê-Questa e do Director da Ecoteca da Ilha Terceira o Eng. Helder Xavier.

Este dia foi possível graças à cooperação das seguintes entidades: Gê-Questa, Ecoteca da Ilha Terceira e Marinha.

Actividade da Associação

O que acha que a Gê-Questa pode fazer a mais pelo ambiente e qualidade de vida dos Açorianos?
Ser mais reinvidicativa.
Participar mais nos processos de decisão pública.
Transmitir aos associados e comunidade em geral mais informação sobre a temática ambiental
Realizar mais actividades de Educação Ambiental.
Nada, já desenvolve bastantes actividades.