Dias Comemorativos em Julho

11 de Julho - Dia Mundial da População (ONU)


13 de Julho - Dia do Agricultor;


28 de Julho - Dia Mundial da Conservação da Natureza;

"Seminário Coastwatch - 20 anos a olhar pelo litoral"

A Campanha "Coastwatch"*, completou 20 anos. E porque 20 anos de projecto faz a diferença e pode fazer história, assim, foi lançado um desafio a todos os "Coastwatchers" que, enviem fotos, testemunhos, cartazes, folhetos, poster, ou um pequeno filme para, que fique registado os 20 anos como um marco.

 "Que influência teve o Coastwatch na sua consciência ecológica?"

A Gê-Questa, elaborou um poster para ser apresentado no "Seminário do Coastwatch", que irá decorrer este ano, dia 30 de Junho, no Barreiro. Neste poster, consta uma pequena apresentação da Associação Gê-Questa, e do seu trabalho como Coordenadora Regional, bem como as entidades participantes de 2006 a 2010 e principais problemas detectados.

A Associação, desde 2006 que é a Coordenadora Regional do "Coastwatch", e "tenta conhecer e dar a conhecer o que existe na linda e exuberante biodiversidade açoriana, aprende e ensina a proteger, envolvendo a população, nas problemáticas com que nos vamos deparando, incentivando o respeito e a responsabilidade nas relações com os ambientes marinhos, costeiros e humanos. É por isso que a Associação tem o prazer de participar e ser coordenadora regional do Projecto Coastwatch, em colaboração com as diversas entidades, contando já seis anos a olhar pelo litoral açoriano."

No total já contou com 234 participantes, desde Escolas, Escuteiros, entre outras ...

No decorrer das actividades, os principais problemas detectados foram a deposição de resíduos na faixa costeira, e a artificialização da costa.

Ficam abaixo fotos do Poster!


Actividades de Educação Ambiental/Saúde - Escola da Conceição





Ano Internacional da Biodiversidade 2010



Próxima actividade de educação Ambiental/Saúde, será na Escola da Conceição


Segunda-feira, dia 21 de Junho, pelas 9h30, está agendada a terceira actividade de Educação Ambiental/Saúde, no âmbito da Campanha "Bandeira Azul", levada a cabo pela Gê-Questa e pela Culturangra.

Conforme anunciado, as sessões, abrangerão as escolas, onde se localizam as zonas balneares de Bandeira Azul do Concelho de Angra do Heroísmo.

Desta vez, decorrerá na Escola Primária da Conceição - turma do 4.º ano.




Dica da Semana

As actividades de Educação Ambiental/Saúde continuam ... desta vez decorreu na Escola das Cinco Ribeiras

As actividades de Educação Ambiental/Saúde, promovidas pela Gê-Questa em parceria com a Culturangra, continuam ...
Desta vez, fomos à Escola Primária das Cinco Ribeiras - turma do 4.º ano.

O tema abordado manteve-se, acerca da bandeira azul, zonas balneares, cuidados a ter com as águas vivas e com o sol. 
Fez-se também uma abordagem ao tema das energias, focando-se sobretudo os hábitos que se devem adoptar para poupar energia diariamente.
Posteriormente, realizado o passeio no interior da escola, para se detectar desperdícios de energia ... E no final da actividade foram distribuídos os brindes aos alunos participantes na actividade.


Jantar Vegetariano

O jantar vegetariano do sábado teve uma enorme aceitação, por isso vão se fazer mais...
Alguns fumadores esqueceram as suas beatas no chão, nós juntamos todas e temos guardadas. Podem vir busca-las quando quiserem.

Abaixo ficam algumas fotos do evento.

A educação ambiental não é só para crianças

- A Gê-Questa acaba de completar 16 anos de existência. Qual o balanço que faz da atuação da associação?
A associação tem um papel importante e significativo na mudança de consciências, na realidade tem um papel multiplicador das consciências. Obviamente os problemas que motivaram a fundação da associação no ano de 1994 não são exatamente os mesmos que atualmente e a consciência das pessoas no arquipélago não é a mesma. Felizmente, penso, os cidadãos têm hoje em dia uma consciência de cidadania maior que há 16 anos atrás. No entanto, estamos ainda longe do que será a sociedade ideal.

Actividade de Educação Ambiental/ Saúde na Escola de São Sebastião

A Gê-Questa em parceria com a Culturangra desenvolveu durante a manhã de hoje sessões de Educação Ambiental/Saúde, aquando da época balnear de 2010, na Escola Primária de São Sebastião, incidindo a actividade numa turma do 4º ano.

Inicialmente foi apresentada uma sessão de Educação ambiental e para a Saúde acerca da Bandeira azul, diferenças entre as diferentes bandeiras hasteadas nas zonas balneares, cuidados a ter com as águas vivas, assim como, com o sol aquando da ida à praia. Posteriormente, fez-se uma abordagem ao tema das energias, focando sobretudo os hábitos que se deve adoptar para poupar energia nos dias que correm. Foram visualizados vídeos educativos relativos às temáticas.

Após a exposição das apresentações, foi realizado um pequeno passeio no interior da escola, para os alunos detectarem desperdícios de energia, preenchendo uma tabela que lhes foi fornecida anteriormente, respeitante aos desperdícios de água e de luz.

No final da actividade foram distribuídos brindes aos alunos participantes na actividade.

A actividade foi muito positiva. Educação ambiental/saúde é para todos!


Grande Dia de Aniversário

Um grande dia no Forte Grande de S. Mateus!!! A GÊQUESTA  comemorou o seu 16º aniversário durante este dia e contou com a participação de várias pessoas, entre elas o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, o Dr. Álamo de Meneses.


O Forte esteve animado desde o inicio da manhã quando a bandeira da associação foi asteada no recentemente colocado mastro. Ainda durante a manhã foram visualizadas apresentações acerca dos temas " Hábitos de vida saudáveis e alimentação biológica", assim como, "Cetáceos ao largo da Ilha Terceira". Foi também realizado um passeio pedestre pela freguesia de São Mateus e realizados pratos gastronómicos elaborados com muito bom gosto e muita energia....SOLAR. É verdade uma parte dos alimentos oferecidos pela associação foram cozinhados com o recurso à energia solar, utilizando fornos solares construidos pela equipa da associação. É também importante realçar que os alimentos confeccionados foram alimentos obtidos, na sua maioria, no comercio tradicional e principalmente...PRODUTOS LOCAIS.
A associação agradeçe a todos os que partilharam connosco um dia importante para a associação, o seu primeiro dia.
Queremos ainda divulgar que brevemente o FORTE QUIOSQUE terá um hórário de funcionamento ao público e em especial aos sócios. O FORTE QUIOSQUE terá sempre associado nos momentos de funcionamento ao público temáticas ambientais para divulgar.

Ficam abaixo algumas fotos ...




O brinde matinal ...


As guias da natureza - início do passeio pedestre ...



Passeio pedestre pela freguesia....


A exposição, as projecções ...



Os fornos solares ...


Pausa para paparoca...



Hora da escalada e convívio...

Dia "D"

Quinta - feira 3 de Junho


PROGRAMA

9:30 Recepção dos participantes e convidados:

- Içar da bandeira da Gê-questa;

- Inauguração da Exposição “Diversidade no mar dos Açores” – Natalia Merino; *

- Projecção de Fotos “Cetáceos ao largo da Ilha Terceira” - Filipe Lourenço;*

- Projecção slides “Hábitos de vida Saudáveis” e “Alimentação Biológica” - Fabiana Silva;*

10:00 Passeio histórico pela Freguesia de São Mateus da Calheta – Joana Lourenço e Tânia Santos;

12:00 Inauguração do novo espaço: “O Quiosque da Gê-questa” - serão oferecidos petiscos e bebidas para todos os presentes;

13:00 Workshop: “Constrói o teu forno solar” - Laia Carbonell;

15:00 Apresentação dos projectos que a Gê-Questa tem em curso, e projectos futuros.

15:30 Almoço vegetariano cozinhado num forno solar (se as condições meteorológicas não permitirem o almoço será cozinhado a gás);

17:00 Conferência “Bio-Ética e Ciência” - Cristina Girão;

17:30 Conferência “O ecológico e o vegetariano” - Luís Bettencourt;

18:00 Visualização do documentário: “Darwin’s Nightmare”;

* Estarão disponíveis durante todo o dia.

Por favor, confirme se possível a sua presença, através do e-mail gequesta@gmail.com