Dia Mundial das Zonas Húmidas

No passado dia 2 de Fevereiro a Gê-Questa acompanhou um grupo de alunos da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade de Angra do Heroísmo à Ribeira Brava. Visita esta inserida nas comemorações do dia Mundial das Zonas Húmidas, que este ano teve como tema "Rio acima-Rio abaixo: Todos ligados pelas zonas húmidas", como nos Açores não temos rios visitamos uma ribeira!


A Ribeira Brava nasce nos contrafortes da Serra de Santa Barbara, passando pela Lagoa da Falca, pelos viveiros da Falca e pela freguesia de S. Bartolomeu.



A 1ª paragem foi precisamente na Lagoa da Falca, onde os alunos puderam preencher uma ficha de avaliação do estado de conservação da ribeira. Foram abordados, entre outros, os seguintes temas: a categoria da zona húmida, salinidade, permanência da água, o estado de conservação, grau de artificialidade, realizaram analises a água, observaram a flora e fauna do local. Também foram discutidos os impactos das actividades realizadas na zona.


Em resumo, os alunos concluíram que apesar de encontramos algumas espécies endémicas no local este encontra-se bastante alterando, visto que a vegetação predominante é a criptoméria japonica e também devido à existência de um desvio para retirar água da ribeira para a lagoa e outro que devolve a água à ribeira quando a lagoa está cheia, alterando assim o percurso natural da ribeira.


Quanto à qualidade da água, esta encontra-se em bom estado de qualidade! Não foram encontradas substâncias, nem sais e gases dissolvidos. Também não havia a presença de óleos, gorduras ou espumas.

Para finalizarmos a visita fizemos uma pequena paragem na freguesia de S. Bartolomeu, onde os alunos puderam observar as diferenças do estado da ribeira mais perto da foz e da presença humana.

1 comentário:

Pelágico disse...

Parabéns!!
Linda actividade, e bastante lúdica e interventiva na comunidade escolar.
Tinha saudades de ver um novo post da associação.
Queremos MAIS!!