Plantas Medicinais




O mundo das plantas é um mundo maravilhoso! Muita gente, no entanto, vivendo nos Açores, no meio de uma flora luxuriante, variada e em grande parte espontânea, desconhece a possibilidade do seu aproveitamento, não só medicinal, como alimentar até.

Muitas plantas existem nos campos e nas bermas dos caminhos à espera de serem descobertas. Umas vezes porque se desconhece o seu valor, outras por ainda estarem envolvidas num preconceito sem qualquer justificação. Quantas pessoas não pensam, por exemplo ainda, que o araçá é "doentio" à noite ?

Usa-se e abusa-se de medicamentos. Significa assim que, quando oportuno, também é interessante aconselhar um cházinho conforme a queixa de cada um.

Alguns exemplos de plantas medicinais encontradas nos Açores, designadas pelo seu nome comum, são as seguintes: Abóbora Menina, Roseira, Açaflor, Agrião, Alecrim da terra, Alface, Alho, Língua de Sogra, Silva, Anona, Araçá, Arruda, Avenca, Beldroega, Borragem, etc, etc.

Entenda-se que as plantas têm princípios naturais que podem e devem aproveitar-se. Mas não é só por serem naturais que são bons. É preciso não esquecer que, tal como há medicamentos que podem trazer efeitos secundários indesejáveis, ou que se devem exercer na dose indicada, também há plantas que são tóxicas, isto é venenosas, mesmo em pequenas quantidades.

Estagiaria-L: Carina Lourenço.

2 comentários:

Ecoteca do Faial disse...

Muito bem Carina, tudo o que souberes sobre aromáticas e/ou medicinais posta no blog que tens-me como cliente. :) Beijinhos e bom trabalho.

Luis MD Barcelos disse...

Muito Bom!
Nos ultimos anos as plantas medicinais tem vindo a serem menos utilizados.
Seria muito interessante, so seguimento desse trabalho, apresentar cada uma das plantas por si, ou pelo menos as mais importantes ou interessantes, com fotos e respectivas utilizações.

Continuação de bom trabalho